sábado

Resumo: Vatel - Um banquete para o rei

para vc que como eu não prestou atenção no filme que a professora Raquel passou na última Quinta-Feira: Vatel -Um banquete para o rei. Eu achei um resumo do filme:

Em 1671, o rei Luís XIV governa Versailles, enquanto no oeste da França uma província está a beira da ruína. Mas qual seria a solução para esta crise? O Príncipe de Condé tem um plano para tirar sua província do vermelho: ele vai convidar o rei para para seu castelo no campo e proporcioná-lo um fim de semana de festas e muita diversão. Se ele conseguir reconquistar Luís XIV, os cofres reais se abrirão e sua região estará salva do desastre econômico. O sucesso do plano depende de um simple serviçal - Vatel, único homem que pode oferecer a comida suntuosa, o entretenimento elaborado e a decadência dignas deste rei.

Além desse desafio, algo a mais mexe com a cabeça de Vatel: Anne de Montausier, uma nova candidata à dama da corte que se afeiçoa por sua simplicidade, gentileza e humanidade. Anne e Vatel se encontram nas mãos de uma corte onde a corrupção é o único caminho garantido para a sobrevivência, e cada um deles acaba resistindo a isso uma maneira própria. No final, Vatel aprende que valoriza a liberdade acima de tudo, e que ele não é o mestre daquelas festividades, mas na verdade seu escravo. É uma constatação que acarreta conseqüências devastadoras.

Agora, algumas curiosidades:

- O filme recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Direção de Arte.

- O filme ganhou o Cesar de melhor direção de arte.

- E vc sabia que o Vatel morreu? Sério, ele se matou no final do filme!? (E tem gente que ainda quer trabalhar com eventos... coitados).

quinta-feira

Aniversariantes do dia

Hoje, dia 20 de março é comemorado o aniversário de duas “minas loucas” do 2ºTUM: A Natane e a Rafa, ambas completando 17 anos de muito “samba no pé”.
(E Deus achou que uma era pouco... e é por isso que o mundo está nesse caos...)

Sem mais... Parabéns!



Foto 1: Natane com seu buquê de alface (!?)
Foto 2: Rafa e seus parentes... ops bichinhos de pelúcia... ops namorado... ops sei lá...
Foto 3 e 4: Exclusivas do presente da Natane. E você sabe o que é? (Eu só sei que ela vai usar muito! rshuarshuarshua)

terça-feira

Contando estórias

Hoje tivemos a aula de Manifestações Populares. A idéia era fazer uma espécie de “em volta da fogueira”, e contar lendas.
Abaixo os destaques e as “pérolas” de hoje (e tem gente que ainda se considera normal):

Juzinha: “Quais são as horas mortas?”

Gretha: “Mãe d’água é a mãe da Iara”

Monique: “O carinha enfeitiçado pela Iara tinha um barco estilo Titanic” (outro destaque para as maravilhosas mímicas, com direito a efeitos sonoros bucais)

Juh Valada: “A vitória régia é tão grande que da pra sala inteira ficar em cima de uma ”

Rodrigo: “A folha parece o órgão sexual feminino”

Sheila: “Colher a árvore”

Angélica: “Boto arroz de festa”

Rafa: “Gezzus Matita Perera. Quem quer tabaco? Quem quer? Quem quer?”

Anne: “Contou a estória da cobra grande, aquela sucuri que engravidou uma mulher”

Yumi: “Mapinguai, a boca começa no nariz e vai até a barriga, tem um olho na testa, tem uma espécie de casco de tartaruga nas costas, tem pêlo de macaco, e o pior de tudo é que parece um homem

Destaque especial ao Michael que chorou ao contar sua lenda. (-.-)
Outro destaque para Mari com a dança do pintinho. “E o pintinho, piu!” Nessa até a professora Fernanda entrou...

Final da saga: Procura-se Michael!

Agradecendo a todos que nos ajudaram nesses dias de procura.
Pois hoje, depois de um bom tempo desaparecido. Encontramos finalmente o Michael vivo (infelizmente, para alguns).
Ele até foi pra aula, se emocionou com a preocupação de todos. Ainda leu na frente de todos uma lenda romântica, e chorou de tanta emoção... (ta não é pra tanto!)

Aproveitando também para falar que talvez agora o blog vá de vez. A idéia é ter participação da sala para ficar interessante. E por favor me digam o que acharam. Comentem...